domingo, 27 de junho de 2010

AS DIFERENÇAS ENTRE ASTROLOGIA E ASTRONOMIA

Há alguns anos, quando comecei a estudar astrologia védica, questionava-me muito sobre o por quê das diferenças entre a versão védica e a versão Greco-romana mais comum no Ocidente.  Nesse momento descobri que ao invés de Libriano com ascendente em Peixes, eu era um Virginiano com ascendente em Aquário.
Pois é quanta dúvida em minha cabeça!!! Comecei a me questionar sobre isso, perguntar para meu Eu Superior o que era mais real além é claro de questionar outros amigos do ramo. Depois de algumas moléculas de fosfato a mais queimadas nos neurônios eu realmente cheguei a conclusão de que a astrologia védica tinha razão quanto ao meu signo. Minha mania de deixar  tudo em ordem dentro de minha casa não era pela harmonia e aconchego librianos, mas sim pelo lado metódico e perfeccionista virginiano.
Pois é...... mas além desse detalhe aparentemente sem importância alguma, comecei a observar outros aspectos em mim e nas outras pessoas e percebi a grande importância que isso tem.
Da mesma forma que a numerologia, a astrologia Greco romana trabalha com manifestações de forma pensamento e não com o céu real que temos. Para quem quiser confirmar essa informação, podem baixar um programa de astronomia, sim, isso mesmo, de astronomia chamado Stellarium. Ao instalar o programa basta você colocar as coordenadas geográficas do local de seu nascimento e a sua data de nascimento também com o horário e verão o que estou dizendo.
Foi no século II a.C., que na Grécia, Hiparco, considerado o pai da Astronomia moderna, descobriu a precessão dos Equinócios, aos quais era dado muito valor naquela época, pois determinavam se haveria vento e frio, ou calor e colheita.

                Todo o sistema solar  move-se em razão de 20km/h em direção a um ponto no espaço. São três os principais movimentos da Terra:

                1º: rotação- é um movimento sobre seu próprio eixo, que origina os dias e as noites;
                2º: translação- ao redor do Sol, que realiza 1 ano e origina as quatro estações;
                3º: precessão- que explica-se da seguinte forma:

                Todos os anos, quando começa um “ano vernal” (21/03), o Sol atravessa a Eclíptica em um ponto que vai deslocando-se um pouco mais em direção a Leste (Oriente), em relação ao ano seguinte, até que este que é chamado “Ponto Vernal” chegará novamente a observar-se no mesmo lugar inicial, ou seja, oº Áries (exata linha de interseção entre o Equador e a Eclíptica), transcorridos por volta de 26.000 anos.

                Este deslocamento acontece por que o formato da Terra é elíptico, achatado nos pólos e curva no Equador. Este abaulamento  na área do Equador, que é fortemente submetido à atração gravitacional da Lua e do Sol (em menor escala), gera um processo de rotação dos pólos da Terra de forma cônica no sentido contrário ao do Zodíaco.  Estas “perturbações” periódicas ao eixo polar da Terra (são mensais e anuais), vão acumulando-se lentamente e dão origem ao período de precessão de 25.694,8 anos; são responsáveis pelo apontamento do pólo norte da Terra a diferentes Estrelas. Tome-se como exemplo que no ano futuro de 2102, o eixo estará apontando diretamente para a Estrela Polaris, assim como apontou para Vega na metade deste ciclo de precessão antes da vinda do Mestre Jesus. Por volta de 21.000 anos chega à direção de Thuban (Alpha Draconis), até retornar a seu ponto inicial.

                Este período de aproximadamente 26.000 anos é chamado de “Grande Ano”, “Ano Vernal”, ou ainda “Ano Platônico”. Durante este transcurso, o Ponto Vernal vai atravessando as doze Constelações Zodiacais à razão de aproximadamente 2160 anos para cada uma, em tempo médio, o que é então considerado um “Era Astrológica”.

                Pode-se observar e destacar que ao passar o Ponto Vernal a uma nova Constelação Zodiacal, originam-se intensas mudanças na civilização, em seu desenvolvimento social, cultural, político, técnico, filosófico (novos dogmas apresentam-se), acompanhado de mudanças geológicas, atmosféricas e climáticas. Os eventos ocorrem de acordo com as características da Constelação à qual a Terra está se dirigindo.

                Quando este movimento precessional foi descoberto, a diferença do eixo em relação ao Ponto era de aproximadamente  2º; hoje já estamos numa correção que pode ser observada aplicando-se o “Ayanansa” (por volta de 23º).

Depois dessa minha “descoberta” passei a realizar as meditações de Lua Cheia que sempre tive costume de fazer nas datas seguindo a astrologia védica e a astronomia é posso garantir que o potencial vibracional é muito maior.
Outra situação que comecei a observar é quando realmente temos a Lua Cheia. A data constante nos calendários como início do período de Lua Cheia é na verdade o plenilúnio, ou seja o dia em que ela está no ápice, pensando dessa forma temos um elevado potencial de Lua Cheia 3 dias antes dessa data do plenilúnio e 3 dias após.
Sugiro que experimentem essa nova forma de observar os ciclos astronômicos e sim, sei que é um choque essa informação pois quebra paradigmas que constam de nossa cultura ocidental à séculos, mas eu realmente comecei a seguir esse “novo” modelo e não me arrependo.
Não estou criticando outras formas astrológicas, pois todas elas têm sua importância, meu objetivo aqui é apenas dividir minha forma de observar e sentir.
Nesse mês o plenilúnio de Gêmeos será no dia 26 de junho, portanto o maior potencial da lua cheia é entre 23 e 30 de junho.
  
Namastê
Elias ‘Sat Vydia’ Abrão Neto
Terapeuta Holístico - Patos de Minas - MG
                    msn: abrao_neto@hotmail.com -      skype: eliasneto78

MEDITAÇÃO EM GÊMEOS

FESTIVAL DE CRISTO – FESTIVAL DA HUMANIDADE – FESTIVAL DA BOA VONTADE – DIA DA INVOCAÇÃO MUNDIAL


Durante o plenilúnio de Gêmeos, Cristo celebra um interessante ritual. Reúne todos os Mestres da Sabedoria à sua volta e se coloca diante da Hierarquia representando a humanidade e, voltando para Shamballa, pronuncia o último sermão de Buda num nível hierárquico “Agora, irmãos olhai: Eu vos exorto dizendo: A queda é inerente a todas as coisas. Trabalhem pela vossa salvação com diligência”.
As energias recebidas nas luas cheias anteriores são irradiadas para a humanidade através dos sete grupos de Mestres da Hierarquia. Como consequência, os sete ramos do esforço humano – no campo político, educacional, filosófico, artístico, científico, religioso e financeiro – são estimulados e recebem uma oportunidade para se orientarem e se ajustarem ao Plano através da energia da vontade em prol do bem.
A literatura esotérica refere-se a cristo como a “Personificação do Amor, da Liberdade e Mensageiro da Libertação”. Sua característica marcante é o Amor e, na Lua Cheia de Gêmeos o Amor de Deus, a essência espiritual do fogo solar, atinge seu ponto supremo de expressão.
Temos 3 Sóis. Um é o Sol físico, visível. Depois temos o Coração do Sol e depois o Sol Espiritual Central, cujo corpo é o nosso Sol visível. Estes 3 Sóis emanam  diferentes tipos de fogo ou eletricidade, chamados respectivamente de Fogo por fricção, Fogo Solar e Fogo Elétrico.
Na Lua Cheia de Gêmeos, o Coração desse Grande Ser se abre totalmente, irradiando o máximo de seu Fogo Solar, ou o Amor de Deus para toda a humanidade. É com esta energia que durante a Lua Cheia de Gêmeos se consuma a vitória da Vida sobre a forma, do Espírito sobre a matéria e da Verdade sobre a ilusão”.

Eventos Durante a Lua Cheia de Gêmeos:

  • Gêmeos fica ligado a uma das estrelas da Grande Ursa, transmitindo-nos a energia do Amor.
  • O nosso Sol se alinha com Gêmeos, recebendo essa energia além da  sua própria voltagem de amor.
  • O Sol transmite essa energia para a Terra através de 2 planetas, Mercúrio e Vênus. Quando passa por Mercúrio, ela se combina com a cor do Quarto Raio; quando passa por Vênus, mescla-se com a cor do Quinto Raio. Existem três cores: o azul-escuro, o rosa e o verde, com predominância do azul escuro.
  • Esta energia se derrama sobre a Hierarquia e se funde com as energias da vontade e da Luz. A combinação dessas energias produz a Energia da Boa Vontade.
  • Na época da Lua Cheia de Gêmeos, essa energia da Boa Vontade é liberada por todo o mundo através dos Grandes Iniciados, discípulos de vários graus, aspirantes e através dos homens e mulheres de Boa Vontade em todos os cantos da Terra.
Gêmeos é formado por dois grupos de estrelas que lembram dois pilares. Tempos atrás os dois pilares foram identificados como dois irmãos chamados de Castor e Pólux.
Segundo a lenda, Castor era mortal e Pólux imortal,. Eram gregos que foram para a Itália ajudar seu comandante em várias guerras. O comandante construiu um templo dedicado a eles no Fórum. A lenda diz que eles são os protetores dos marinheiros e viajantes. Acalmaram uma tempestade que impedia que navios carregados de grãos atracassem. Logo após esse feito, as pessoas viram estrelas brilhando sobre suas cabeças.
Castor foi ferido numa das guerras romanas e morreu. Seu irmão Pólux ficou inconformado e dirigiu-se a Júpiter pedindo-lhe permissão para sacrificar sua vida e resgatar a de seu irmão.
Júpiter comoveu-se tanto que conferiu imortalidade à Castor, colocando ambos no céu como estrelas da constelação de Gêmeos.
Castor é formado pro 3 estrelas que representam o tríplice veículo de manifestação da personalidade humana. Pólux simboliza a alma humana imortal. Diz-se que nos últimos 300 anos a luz de Castor está diminuindo e a de Pólux aumentando, indicando que a humanidade será capaz de resolver seus problemas de personalidade, penetrar na consciência da Alma e estabelecer a Fraternidade da humanidade à luz dos valores espirituais.
Num livro muito antigo chamado “O Velho Comentário”, lemos o seguinte:

      “Quando as forças duais dos irmãos cósmicos (Gêmeos) se convertem na energia daquele que cavalga para a Luz (Sagitário), então o quarto se torna o quinto. A humanidade, o elo, se converte na Hierarquia, que concede todo o bem. Então todos os filhos de Deus se regozijarão”

A Astrologia Esotérica afirma que o regente hieráquico de Gêmeos é a Terra. A Terra também é o regente esotérico de Sagitário, o oposto polar de Gêmeos. Estas são as duas únicas constelações regidas pela Terra.

      “... e este fato é da maior importância, por criar uma situação incomum no Sistema Solar e uma relação única. A linha de força cósmica de Gêmeos para Sagitário e a inversa se relaciona subjetiva e esotericamente com a nossa Terra, garantindo assim o desenvolvimento da Alma, o desdobramento da forma como uma expressão dessa Alma, e conduzindo a nossa humanidade sofredora deste atribulado planeta até o portal da iniciação de Capricórnio.”

Gêmeos gera o conhecimento da dualidade. Isto está ocorrendo em todo o planeta. As pessoas estão conscientes da Dualidade. Para elas há fatores de sobrevivência e morte, de pureza e poluição, de matéria e Espírito, de vida egoísta e desinteressada.
Elas agora sabem que existe a personalidade e alguma coisa além, o Eu Transpessoal. As pessoas vêm compreendendo que uma parte da humanidade vem progredindo e a outra degenerando; que uma parte trabalha para o desenvolvimento e a outra o impede. Assim, a luz de gêmeos revela a dualidade.
A segunda alteração que Gêmeos traz para a humanidade é o poder de discriminação. A discriminação é a capacidade de convencer alguém de que certas coisas são benéficas e outras maléficas.
A terceira alteração que Gêmeos nos traz é a capacidade e a necessidade de escolher, de tomar uma decisão, de escolher um caminho.
Durante essa fase de transição de personalidade estimulada por Gêmeos, atravessamos muitas crises psicológicas provocadas por cinco testes que o Universo nos coloca. Somos testados quanto aos nossos medos, apegos, renúncias, ira e nossos estados depressivos.
A pessoa, quando entra nesse caminho, ao escolher o caminho correto, aproxima-se de seu Eu Essencial, sua essência e chegando a compreensão de que sua vida é uma fonte de beleza, bondade e verdade iniciando assim uma vida de sacrifícios em função de seu Eu Superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário